A Dra Charbele Diniz, diretora do Instituto de Cirurgia InVideo, fala para o portal de notícias G1, maior portal digital de notícias no Brasil, sobre a alta procura pelo DIU como método anticoncepcional, no Distrito Federal.
Além do planejamento familiar, alguns tipos de DIU, como o DIU de levonorgestrel (o DIU Mirena) podem ser grandes aliados no tratamento da adenomiose e da endometriose. Portanto, além da função anticoncepcional, o DIU também pode ser usado para tratar sintomas como o sangramento uterino anormal e a dor da cólica menstrual.
Colocação de DIU aumenta 45% na rede pública do DF
Método contraceptivo é oferecido pela Secretaria de Saúde dentro de ação de planejamento familiar. Segundo especialista, aumento pode se dar pela facilidade de inserção e segurança do método.
Por Ana Clara Alves, g1 DF
08/04/2023 08h14
De 2020 a 2022, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou um aumento de 45% no número de mulheres que colocaram DIU na rede pública. O DIU é um dos métodos contraceptivos que o SUS oferece dentro das ações de planejamento familiar. Segundo Charbele Diniz, ginecologista membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), um dos motivos para o aumento pode ser a facilidade de inserção, a segurança do método e a comodidade.
"Nós ginecologistas percebemos que o DIU costuma ser buscado, na maioria das vezes, por dois motivos: ou por mulheres jovens que ainda não querem engravidar, ou por mulheres que já tiveram filhos e não querem correr o risco de uma nova gravidez", diz a médica.
Existem quatro tipos de DIU mais difundidos no mercado:
- DIU de cobre: com duração de 10 anos
- DIU de prata: que também contém cobre, com duração de 5 anos
- SIU Mirena: que contém hormônio progesterona, com duração de 5 anos
- SIU Kyleena, o mais recente no mercado, com duração de 5 anos e que tem uma menor quantidade de hormônio e um menor tamanho
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece apenas o DIU de cobre.
Prós e contras do DIU
A médica Charbele Diniz explica que os prós e contras do método contraceptivo dependem do tipo de DIU escolhido.
DIUs com cobre e os de prata – aspectos positivos:
- Não há presença de hormônios
- São mais baratos
- Tem longa duração, chegando até 10 anos
DIUs com cobre e os de prata – aspectos negativos:
- Aumento de fluxo menstrual
- Aumento das cólicas
DIUs hormonais, ou SIUs, como são chamados – pontos positivos:
- Diminuição do sangramento e das cólicas
- Liberação hormonal local, ou seja, dentro do útero, com mínimos efeitos colaterais em comparação com outros métodos hormônios
DIUs hormonais, ou SIUs, como são chamados – pontos negativos:
- O ponto negativo, de acordo com a ginecologista, é o custo. Os preços são mais caros em relação aos DIUs sem hormônio, podendo chegar a mais de R$ 1mil.
Como colocar o DIU pelo SUS
As mulheres interessadas em colocar o método contraceptivo pelo SUS, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No local, a paciente tem o histórico obstétrico e ginecológico avaliado e, a depender da situação, o médico certifica se ela está apta a adotar o método contraceptivo ou se há outro método mais conveniente, como o próprio uso da pílula anticoncepcional ou o reforço do uso de preservativos.
De acordo com a ginecologista Charbele Diniz, a escolha do melhor DIU é individualizada, após avaliação médica.
"No geral os DIUs são métodos bem tolerados, seguros e eficazes, sendo indicado até mesmo para adolescentes que já iniciaram sua vida sexual", explica.
Segurança
O DIU de cobre e prata tem um índice de falha de 0,6%, ou seja, 6 mulheres em mil podem apresentar gravidez. Já os DIUs hormonais apresentam segurança equivalente a segurança da laqueadura tubária, com um índice de falha menor que 0,2%,o que significa que 2 mulheres entre mil podem apresentar uma gestação, sendo considerado um evento raro.
Clique aqui para acessar a reportagem original
O Instituto de Cirurgia "InVideo", ou "Instituto de Cirurgia Minimamente Invasiva de Brasília" é uma clínica médica especializada em cirurgias de pequeno a grande porte, de baixa a alta complexidade, em ginecologia, urologia e doenças do aparelho digestivo. Fazemos cirurgias abdominais tradicionais, histeroscopias, videolaparoscopias, robóticas e outras.
Oferecemos um tratamento especializado e profissional com foco em cirurgias de baixa a alta complexidade em endometriose, câncer ginecológico, miomas, adenomiose, outras patologias ginecológicas em geral e também doenças do aparelho digestivo e urologia.
Para cada paciente existe a cirurgia mais indicada para resolver um determinado problema, e essa indicação deve ser individualizada caso a caso, sendo que vários fatores influenciam nessa escolha. Nosso corpo clínico é preparado para orientar e operar nossas/nossos pacientes, é composto por especialistas em cirurgia ginecológica, cirurgião do aparelho digestivo e urologista, profissionais altamente capacitados e experientes para proporcionar segurança e otimizar os resultados cirúrgicos. Nossos médicos têm uma experiência combinada de décadas para oferecer os resultados esperados às/aos pacientes que nos procuram.
TODOS os nossos médicos cirurgiões ginecológicos têm:
Residência médica em ginecologia e obstetrícia
Título de especialista em ginecologia e obstetrícia (TEGO)
Título de especialista em videolaparoscopia e histeroscopia (Endoscopia ginecológica)
Treinamento, certificação e experiência em cirurgia robótica
Anos de experiência em cirurgias com nossa equipe multidisciplinar
Formação e trabalho em equipe
Nosso diferencial é o atendimento multidisciplinar especializado. Nossa equipe de ginecologistas também tem uma formação profissional da mais alta qualidade. Temos várias pós-graduações, mestrado, participações em congressos, estágios nos mais renomados hospitais do Brasil e do exterior, além da experiência única que nosso trabalho em equipe nos proporciona. Temos especialistas em cirurgia ginecológica aptos a realizar as mais complexas cirurgias para endometriose, câncer ginecológico, miomas e outras patologias. O trabalho em equipe, não apenas de um profissional isoladamente, é uma maneira que a nossa equipe tem de proporcionar segurança e melhores resultados para nossas/nossos pacientes. Os casos clínicos são discutidos para que pacientes se beneficiem da expertise da equipe, que soma o conhecimento de vários médicos.
Outros profissionais
Na InVideo você pode fazer sua consulta médica, temos médicos especialistas em ginecologia, cirurgia geral e urologia. Temos psicóloga especializada em psicologia hospitalar e em endometriose, fisioterapeuta especializada em fisioterapia pélvica, nutricionista focada em endometriose, gastroenterologista para tratar doenças do aparelho digestivo, e ginecologista para suas consultas de rotina. Além disso, temos nosso pessoal administrativo e técnico para dar suporte às/aos nossas/nossos pacientes. Oferecemos um um atendimento integrado, como um time. Seu procedimento cirúrgico pode ser realizado com uma equipe multidisciplinar, com médicos de mais de uma especialidade operando juntos. Atendemos vários convênios e fazemos seu orçamento particular, após a consulta.
Clique aqui para obter mais informações
Atuamos em várias especialidades
A cirurgia ginecológica trata mulheres que necessitam fazer cirurgias como histerectomia, endometriose, cânceres do colo além de histeroscopia.
A cirurgia do aparelho digestivo é uma especialidade que trata problemas do trato digestivo como a colecistectomia, a apendicectomia, hérnias, e outras, em mulheres e homens.
Em urologia trata-se pedras no rim, cânceres de bexiga, rim, próstata, e outros problemas que acometem o trato urinário de mulheres e homens.
A cirurgia robótica é realizada através de pequenos portais na pele, como a cirurgia videolaparoscópica. É considerada uma versão atualizada, mais moderna, da vídeocirurgia.
Hospital Santa Lúcia Norte