Disponibilizamos informações sobre a endometriose e como as pacientes podem se beneficiar dos tratamentos que oferecemos
Pacientes atendidas
Cirurgias robóticas
Cirurgias para endometriose
Cirurgia para endometriose
Como saber se tenho indicação de cirurgia para tratar endometriose?
O primeiro passo para o tratamento da endometriose – seja cirúrgico ou não – é fazer um diagnóstico adequado, quanto à extensão, profundidade e as consequências da endometriose na vida da mulher. Essa tarefa não é fácil, e tem que se levar em conta as expectativas reprodutivas, assim como o momento de vida da paciente. Adolescentes, mulheres adultas, "maduras" e na pós-menopausa podem ter endometriose, e essa fase da vida por si só já influencia no tipo e na extensão do tratamento.
Geralmente, as indicações cirúrgicas para pacientes com endometriose incluem alívio da dor e também a fertilidade. Durante a cirurgia, os implantes de endometriose devem idealmente ser removidos na sua totalidade. Em um resumo breve, as indicações cirúrgicas para endometriose podem envolver:
Em um resumo breve, as indicações cirúrgicas para endometriose podem envolver:
-> Progressão das lesões em vigência do tratamento clínico
-> Persistência e/ou progressão da dor em vigência do tratamento clínico
-> Comprometimento de outros órgãos (ureteres, intestino, com obstrução por exemplo)
-> Endometrioma (Endometriose do ovário) de grande tamanho (>6cm por exemplo)
-> Como parte do tratamento para infertilidade
Qual a melhor técnica cirúrgica para endometriose?
A endometriose, dependendo da sua extensão, profundidade, e acometimento de outros órgãos, pode ser tratada por cirurgia aberta (por exemplo em casos de endometrioma de parede abdominal), ou minimamente invasiva (grande maioria dos casos), que é a via na qual obtemos os melhores resultados.
A cirurgia minimamente invasiva (por Vídeolaparoscopia) foi a grande impulsionadora do tratamento cirúrgico da endometriose ao longo das últimas décadas. Mais recentemente a videolaparoscopia ganhou braços e pinças ultramodernos, controlados por um robô através do qual o médico cirurgião realiza a cirurgia (os movimentos são 100% controlados pelo médico). A essa evolução da videolaparoscopia dá-se o nome de cirurgia robótica. Os médicos do Instituto de Cirurgia "InVideo" são os pioneiros na cirurgia robótica em suas respectivas áreas em Brasília, com número, qualidade e tempo de experiência equiparáveis a equipes dos maiores centros do país e até mesmo do exterior.
Uma grande preocupação na cirurgia para endometriose é retirar o que deve ser retirado sem prejudicar o tecido que tem que ser preservado. Isso inclui ovários, tubas, útero, nervos, ureteres, vasos sanguíneos, bexiga, intestino e outros órgãos como por exemplo o diafragma. Para atingir esse objetivo trabalhamos 100% do tempo com o aperfeiçoamento do conceito de "cirurgia segura". É dentro desse conceito que abraçamos a cirurgia robótica como provedora de um incremento importante nos critérios e indicadores de segurança em nossas cirurgias.
A cirurgia cura a endometriose definitivamente?
A cirurgia para endometriose traz uma melhora importante da dor para a maioria das pacientes. Há, entretanto, uma chance grande de a dor (e a endometriose) "voltarem". Cerca de 40 a 80% das mulheres sentem dor novamente 2 anos após a cirurgia. Isso pode ser devido à endometriose que não foi detectada (e, portanto, não foi retirada) ou que não pôde ser removida no momento da cirurgia (e, portanto, também não foi removida, por qualquer que seja o motivo). Mesmo em cirurgias "completas" já foi demonstrado que a endometriose pode "voltar" em 20 a 40% dos casos, após 5 anos da cirurgia. Medicamentos hormonais podem retardar a volta dos sintomas. Quanto mais grave a doença, maior a probabilidade de seu retorno. A endometriose profunda tem mais probabilidade de recorrência (acontecer de novo) do que a endometriose superficial, por exemplo.
Para agendar uma consulta e verificar quais as suas opções de tratamento com médicos especialistas e experientes em um centro de tratamento endometriose multiprofissional, clique aqui e entre em contato com o Instituto de Cirurgia "InVideo".