April 13, 2025 / Cocktails
A cirurgia robótica
A Cirurgia Robótica Ginecológica em Brasília é uma realidade. Comemoramos, em junho de 2022, o marco de mais de 500 procedimentos realizados desde Agosto de 2018. A única equipe de ginecologistas em Brasília a alcançar esses números e com experiência crescente. Outra conquista é a certificação de novos membros da equipe nessa tecnologia que traz segurança e precisão cirúrgica para nossas pacientes. Temos quatro ginecologistas, cirurgião do aparelho digestivo e nosso urologista com certificação integral para a realização de cirurgias robóticas.
A saúde é uma questão delicada e essencial à qualidade de vida de toda mulher. No mundo inteiro, mulheres enfrentam problemas de saúde ginecológica e procuram cuidados e cirurgias que ofereçam os melhores resultados, com o menor impacto pós-operatório.
Em um momento tão delicado da vida da paciente como uma cirurgia, oferecer cuidados minimamente invasivos está entre os quesitos que significam tentar oferecer o melhor cuidado possível. Com a tecnologia robótica de 4ª geração, como o sistema cirúrgico da Vinci Xi, diversas tecnologias ajudam o médico a atingir o melhor resultado possível, com o mínimo de comprometimento nas atividades diárias após a cirurgia.
O robô cirúrgico da Vinci permite ao médico fazer cirurgias com visualização 3D de alta definição, com acesso expandido a movimentos e instrumentos, e com a completa autonomia que a cirurgia robótica proporciona aos cirurgiões na sua prática diária.
O robô cirúrgico da Vinci, em cirurgias ginecológicas (Histerectomias, miomectomias, cirurgias para endometriose, prolapso uterino, câncer de endométrio etc...), traz estabilidade e precisão além do que o ser humano consegue proporcionar.
A experiência dos cirurgiões, aliada à tecnologia robótica, permite incisões mínimas e recuperação rápida após cirurgias de médio a grande porte.
É um sistema cirúrgico com três partes:
Usando o sistema da Vinci, a experiência de cada médico é diferente. Porém, as cirurgias robóticas geralmente implicam em um impacto positivo nos seguintes aspectos:
• Tempo de internação dos pacientes
• Taxas de complicação
• Taxas de conversão para cirurgia aberta
• Duração do procedimento
• Menores taxas de sangramento e de necessidade de hemotransfusão em miomectomias