Instituto de Cirurgias - InVideoInstituto de Cirurgias - InVideoInstituto de Cirurgias - InVideo
(Segunda - Sexta)
invideodf@invideodf.com.br
Sala 518 Ed. Biosphere

Quais são os tipos de DIU?

No mercado nós temos três tipos de DIU: o DIU de cobre, o DIU de prata e o DIU hormonal.

O DIU de cobre, o mais comum deles, dura dez anos e o DIU de prata dura cinco anos. Já o DIU hormonal, temos duas opções, o Mirena e o Kyleena que é um recente lançamento mas já esta disponível para inserção, ambos tem duração de cinco anos, porém, o Kyleena é indicado apenas para contraconcepção e o Mirena tem diversas indicações além da contracepção.

A depender de como é o padrão menstrual da paciente nós orientamos um determinado tipo de DIU: o DIU hormonal ou o DIU não hormonal. Para aquelas pacientes que têm sangramento uterino anormal ou cólicas intensas, o ideal é o DIU hormonal. Lembrando que não é um hormônio sistêmico, é um hormônio intrauterino. É interessante também para as pacientes de endometriose, adenomiose ou que realmente sofrem de bastante sangramento todo mês.

O DIU de cobre e o DIU de prata são DIUs interessantes para as pacientes que preferem ficar sem nenhum tipo de tratamento hormonal. Para as pacientes que têm um padrão menstrual dito como normal, com fluxo normal, com pouca ou nenhuma cólica, o DIU não hormonal também é interessante.