Instituto de Cirurgias - InVideoInstituto de Cirurgias - InVideoInstituto de Cirurgias - InVideo
(Segunda - Sexta)
invideodf@invideodf.com.br
Sala 518 Ed. Biosphere

Em quais casos a cirurgia robótica é indicada?

As indicações da cirurgia robótica, em ginecologia, se sobrepõem às indicações da cirurgia laparoscópica. A robótica é uma via laparoscópica muito avançada. Podemos fazer desde cirurgias mais simples como uma histerectomia, por miomas, por adenomiose, uma cirurgia de um cisto de ovário até cirurgias ultra complexas de endometriose, uma endometriose intestinal, endometriose do ovário, do útero, do diafragma acometendo os ureteres e a cirurgia de câncer de endométrio também, cirurgias bastantes extensas e que geram resultado ótimo para a paciente

Em uma cirurgia robótica a gente pode fazer seguindo os mesmos passos da laparoscópica, mas nós vamos ver mais detalhes, porque a visão 3D e as pinças robóticas nos permitem um detalhamento tão grande na hora de lidar com os nervos que a paciente tem menos lesão neural, então ela tem uma recuperação melhor, com os benefícios da cirurgia e sem os malefícios que teria se por exemplo um nervo fosse lesado.

Um diferencial muito importante é que na cirurgia robótica o uso das pinças dura 10 cirurgias. Elas não ficam gastas ou vencem a validade. Com um chip interno que indica o décimo uso, as pinças deixam de funcionar. O cuidado com os equipamentos também ajuda a ter bons resultados comparado a laparoscopia.